sexta-feira, 10 de julho de 2009

'Nascida para o céu'















‘Nascida para o céu’ é esse o título do curta-metragem da roteirista e diretora Rogelia Pinheiro. Um enredo forte e sensível, duas personagens representam a realidade brasileira. João das Dores e Zefa, um humilde casal, e as típicas dificuldades da pobreza. Desempregados e sem perspectivas de futuro, esse não seria o momento ideal para uma gravidez. Mas Zefa está pronta para dar a luz aos cuidados de uma parteira da região. E em meio a gritos e preces tudo acontece.
No quarto, gemidos e dor. Na sala uma velha poltrona e nela um homem carregado de preocupações.

A construção da personagem:
O teste para esse curta caiu um tanto que por acaso na minha vida, acaso pois em uma conversa trivial com um amigo ator, ele comentou que iria participar de um teste, e eu logo animei perguntando se haveria alguma personagem com o meu perfil. Peguei o telefone da diretora e liguei para ela. Rogelia, disse de imediato que precisava de uma atriz mais velha, e com um perfil um pouco diferente do que ela viu nas minhas fotos, mas eu fiquei atrás, e logo ela disse que eu poderia fazer o teste. Meu nervosismo em testes até hoje não foi vencido, mas como a cena era de um parto isso com certeza me ajudou, no final acabei sendo escolhida.


Fiquei dois dias assistindo cenas de partos em links de novela, filmes e até mesmo partos reais. Minha intenção era captar a sensação de dor no rosto das parideiras, a intensidade dos gritos eu só conseguiria achar na hora das gravações. A cena de parto é algo extremamente interessante e somente depois de ter que fazer uma, eu captei a intensidade que ela requer.


Um set de gravação é mágico, a transformação de elementos comuns em cênicos, é algo que chama minha atenção. Uma equipe inteira se movimentando para construir um faz de contas. E, diga-se de passagem, profissionais qualificados e competentes, do maquiador a diretora, o sentimento era de ajuda mútua. Quando se chega ao fim de um trabalho como esse, apenas é possível torcer para que venham outros e que o resultado seja o melhor possível.

Crédito de foto: Rogério Neves


Obs.: depois posto a ficha técnica completa.


Juliana Albuquerque

Um comentário:

  1. Oi minha linda! Adorei o blog e tudo que está nele! Vc foi um presente que ganhei. Bentida ligação que recebi! Surpresas da vida!!! É ótimo saber que um personagem que a gente cria, é pensado, sentido e vivido com tanto carinho, dedicação e talento! Vc tem muitoooo futuro!!! Sou muito feliz com sua parcipação neste projeto! Bjo! Ro.

    ResponderExcluir